domingo, 12 de outubro de 2008

O coração a gente não entende, nem ninguém consegue explicar

Este site existe há um ano exato. Ele vivia quietinho dentro de mim. Durante este ano as coisas mudaram. Eu mudei. Não sou mais a noiva neurótica que precisa desabafar. Sou esposa de alguém que é um doce que não gosta de doce. Só muda de idéia, quando se encontra em frente a um pote haagen daaz.
Ele na verdade vai ser o tema central dos meus posts muitas vezes porque ele é o centro do meu universo culinário e meu primeiro crítico. Acho que em 5 anos só errei feio duas vezes: A primeira, quando fui fazer um estrogonofe e deixei a carne cozinhando enquanto estava no chuveiro. Primeira refeição tentando impressionar e queimo a comida... A segunda, foi quando resolvi fazer macarrão na pressão. Ƒiquei realmente desconfiada com a mudança no processo, e ainda bem que não havia nenhum italiano próximo que pudesse presenciar a cena e me excomungar. Enfim, o Fa é tudo...
Mas o texto de hoje não é sobre ele (acabei voando para pertinho do marido). O post de hoje é saber porque que depois de um ano inteirinho sentada na idéia do blog, ele continua aqui martelando. E é algo inquietante. Pensei, pensei e era óbvio, algo que não poderia ser mais simples. A resposta está na hereditariedade. Sim! Tudo começou na D. Zezé, é claro!!! Só poderia ser ela. Dona Zezé sofre do coração grande... Disse à ela que isso um dia vai fazer ela ser uma estrelinha... Ela foi o início. Desde pequena na sua casa, era ela quem me deixava fazer lambanças com comida de verdade enquanto meus pais não chegavam do trabalho. Era ela, que provava todas as tentativas frustradas que inventava na cozinha e me deixou mexer no fogão primeiro. Me ensina até hoje a nossa bem falada cozinha nordestina, porém eu não consigo aprovar todas as coisas vindas de lá. Quando era adolescente, eu e Verônica, fazíamos o nosso revezamento de quitutes enquanto fofocávamos na cozinha da vó Zé. Sim, ela é a avó que todo mundo ama pó ter um coração grande.
Dela, vieram quatro, que se viram muito bem quando o assunto é alimentar. O último a ser revelado, foi o Arruda. De uns anos para cá o cara só dá dentro. Começou com o churras de fds e agora faz mesmo e ainda inventa. Sim, porque nessa família se inventa demais.
Minha mãe e meu outro tio, ahhhhhhhh, esses são macacos velhos na hora de assumir o controle das bocas. Devo admitir que sou suspeita porque geralmente comida ou de pai ou de mãe ou afortunado como eu de ambos sempre é a melhor para gente.
Hoje peguei o meu quinhão, faço parte dos voluntários que ajudam nas refeições familiares e conversava mais cedo com a Zirmã que a hora dela vai chegar. Nada melhor para estrear este blog que família é a eles que devo agradecer algo que esquentou, amornou e cozinhou e está saindo quentinho do forno para vocês que já conhece as personagens.
Luca

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Adorei. este site vai crescer e ser maravilhoso como os bolos que vc. faz.
Bjs
Sogra

Anônimo disse...

te amo

Anônimo disse...

eu amo vcs

Anônimo disse...

Luca, depois que ouvi sua sogra( maravilhosa que eu amo) dizer:
"com a Luca não dá para competir...ela cozinha muuiiito bem!" vi que se tratava de uma expert na arte culinária.
Seu blog está o máximo, adorei!
Bjos.
Aninha( Jorginho)

Anônimo disse...

filha vc é d+, sempre apostei nos seus dotes culinarios, hoje eu descanso, deixo tudo pra voce criar! pena que mami tem que fazer regime vc sabe ne!? mami te ama muito.

Anônimo disse...

Meu advogado ja ligou pra vcs??? Quero saber quando entra meu link com dicas??? Quero 70% do lucro do blog!!!! bjssss SEU CUNHADO.

Anônimo disse...

Lu,
Eu simplesmente amei o seu blog e eu nunca desconfiei que você fosse tão prendada assim...
Vou confessar que me sinto até estimulada a cozinhar, depois de ver e ler todas essas delícias!! Amei...
E olha que vou precisar me inteirar do mundo culinário, já que jájá vou passar de noiva neurótica pra esposa prendada... Vou precisar de umas dicas.

Um beijão a todos com saudades

Anônimo disse...

Lu adorei você e D mais espero em breve nos reunimos para uma saudável competição gastronômica familiar com cada um com sua melhor receita
Beijo Grande do seu Tio Paulo

Tania Maria disse...

Oi Luca, já que vc está atendendo a pedidos, será que podia mandar receita do muffin de amendoas com calda de frutas vermelhas?
BOM de MAIS!!!!!
Bj
Tania

Anônimo disse...

Cunhada cadê a foto do meu rocambole de carne!!!!!!!!!!!!!
amo vc!!!!!
bjs