segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Não mudei quase nada... E ficou quase tudo...


Estava precisando de algo para adoçar a vida, PONTO.

Rocambole de chocolate do Pierre Hermè (rebeldia e impaciência + ler receita de maneira errada = sucesso)

INGREDIENTES:

5 ovos (sendo 4 separados com as claras em neve)
100g de açúcar
80g de farinha de trigo
80g de cacau em pó
pitada generosa de fermento

1 lata de leite condensado cozida na pressão por 30 minutos para virar doce de leite
OU doce de leite pronto mesmo

1 barra de 170g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite

Como a gente fez (diferente) lá em casa:

Bati 4 claras em neve na batedeira e reservei. Coloquei as 4 gemas com o açúcar na vbatedeira até ficar um creme clarinho. Adicionei a farinha, o cacau em pó e o fermento e bati na velocidade alta mesmo. Ficou uma massa pesada, e adicionei um ovo inteiro. Misturei mais. 
As claras em neve tentei dividir em três partes e fui adicionando aos poucos à massa para ficar aerada e leve. Espalhei bem na maior fôrma que tinha que estava forrada com papel manteiga (propria para rocambole, pois é larga e sem muita altura). Assei em forno médio e pré-aquecido. Fiz o teste do palitinho para tirar. 

Enquanto assava, e a lata de leite condensado já estava a horas mergulhada no gelo (como mãe fala: não abrir a lata quente porque vai espirrar em você!) fui fazer a cobertura. Quebrei a barra de chocolate em pedaços e coloquei em um pote resistente a microondas (leia-se pirex) e adicionei a caixinha de creme de leite. Derreti em potencia alta por 1 minuto e meio e bati com um garfo para misturar bem depois de derretido.

O bolinho pronto e morno, espalhei o doce de leite em toda a superfície, e com a ajuda do proprio papel manteiga aonde foi assado, fiz o processo para enrolar, parando de vez em quando para pressionar e o recheio aderir a massa. Quando estiver todo enrolado, transfira para um prato de bolo com cuidado e cubra com o ganache de chocolate (cobertura) e polvilhe cacau em pó em volta. servi com sorvete de baunilha... Realmente a vida ficou mais doce... A única coisa errada foi o tamanho... Nada para o dia seguinte na hora do House.

2 comentários:

Anônimo disse...

cunhada
isso é sacanagem!!!!!!!!!!!!!!!!
eu nunca vou conseguir fazer isso!!!!
bjs

Anônimo disse...

Espetacular! Vou fazer uma visita mas quero um desse! Deixa que eu levo o sorvete. Bjs, primo mala