segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Festival de Torta 2

Eu vou ter que ter coragem para continuar firme e falar de comidinhas... Demorei uns 20 minutos para pensar em uma combinação de café-da-manhã que não afetasse o processo...

Ontem estava vendo um filme sobre coisas gostosas. Vê se não concorda comigo:
  1. Uma lojinha/café bem comum lá, com a seguinte mensagem pintada no vidro: COOKIES, PIES e CUPCAKES
  2. A voz da Norah Jones ao longo do filme inteiro
  3. Jude Law fazendo o que sabe de melhor!
E descobri que os cookies, as tortas e os cupcakes são tudo de bom. Tirando a torta de limão que é uma vedete aqui em casa por ser a sobremesa favorita do Fa, outro grande amor recente nosso é a de noz pecan e a de amendoim foi uma grata descoberta. Esta receita foi adaptada da Bon Appetit abaixo:
Torta de Amendoim:


INGREDIENTES
Massa:

1 1/2 xíc. farinha de trigo
1 c. chá açúcar
1/2 c. chá sal
1/2 xíc. (120g) de manteiga sem sal cortada em cubos
4 c. sopa de água gelada

RECHEIO
1/3 xíc. de açúcar mascavo
2 c. sopa de farinha
1/4 c. chá de canela
3 ovos grandes
1/2 xíc. de mel
1/2 xíc.  Karo misturado com 1 c. chá de vinagre de maçã
1/4 xíc. (60g) de manteiga derretida já fria
1 c. chá de baunilha
1 1/2 xíc. de amendoim descascado e torrado
Sorvete de baunilha

Como a gente faz lá em casa:

Massa:
Misture a farinha o açúcar e o sal no processador. Adicione os cubos de manteiga e a água gelada e continue batendo até que se forme uma única bola. Adicione um pouco mais de água gelada caso a massa continue meio farofenta. Enrole num filme ou guarde num ziploc e deixe na por 1h. Pré-aqueça o forno em 180º. Forre uma fôrma de aproximadamente 28cmX3cm de altura. (Daquela onduladinha na lateral para tortas) e deixe descansar na geladeira por 15 minutos.

Forre com papel alumínio e cubra com grãos e asse por 20 minutos. Retire os grãos e fure o fundo da forma com um garfo, retorne para o forno para que a borda pegue uma cor dourada.

Recheio:
Misture todos os ingredientes secos. Bata os ovos na batedeira até que dobrem de tamanho, adicione o mel, o Karo, a manteiga derretida e a baunilha e bata novamente. Adicione a mistura de açúcar mascavo em tres etapas e continue batendo. Desligue a batedeira e adicione o amendoim. Despeje a mistura na massa já assada e fria. Deixe assar na temperatura de 180º por 40 minutos. Pode ser feita de um dia para o outro e deixar coberta com papel aluminio em temperatura ambiente.

Sirva com sorvete de baunilha.

Um comentário:

Clau disse...

The following items have been shipped by Amazon.com:

1 KitchenAid KSM150PSER Arti...
Shipped via FedEx