sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bolo de chocolate e mel - Mais Nigella

Continuando com o tema "Eu amo a Nigella" este é o segundo bolinho da coleção "Feast". Fiquei com uma peninha pois não sei trabalhar com marzipan e na verdade nem sei se vende pronto... tsc tsc tsc! As abelhinhas em cima do bolo seriam a cereja!
Enfim, chega de ficar chorando o leite derramado.
O resumo é que em menos de 24h só sobrou um quarto do bolo. Tá certo que joguei pesado e saí distribuindo, mas isso é completamente aceitável porque eu tenho um autoconhecimento sinistro e sei que se tivesse ficado com o bolo em casa o resultado não seria muito diferente, porém estaria tudo no meu tummy!
O bolo, como todos os dela que testei é fooooofo mesmo. Molhadinho e eu simplesmente adoro quando o bolo de chocolate fica com aquela coloração avermelhada do cacau. Aff!! Eu tive que apelidar de bolo Toblerone porque a mistura do chocolate e do mel é o que faz do toblerone um dos meus chocolates favoritos. A casa cheirava absurdos enquanto eu assava o bolo, mas eu tenho algumas ressalvas... (LÁ VEM...)
Vocês podem ver na foto que o bolo está parecendo uma ribanceira e não retinho como deve ser... Me pergunte o porquê?

Porque na receita ela fala uma fôrma de 23cm. Fiquei tão feliz, porque EU tinha a fôrma de 23cm! Que lindo, nunca meço minhas assadeiras e fiquei tão feliz que até untei antes de fazer o bolo de tanta emoção! Alguém estava me pregando algo, não era possível...
Às vezes (só às vezes) eu fico irritada de ver uma receita com tantos números. Sempre acho um desperdício do meu tempo assimilar aqueles números todos enquanto leio uma receita. Que droga ser tão ansiosa. Aqueles números estão lá por um propósito! As pessoas se preocupam em colocar as medidas das assadeiras para ajudar pessoas como eu, e quando a Nigella só fala 23cm eu me ferro.
A minha assadeira tinha de fato 23cm de diâmetro mas tinha míseros 5cm de altura! Quando eu vi a quantidade de massa sabia que ia explodir. E de bolo explodido eu já tive a minha cota como o bolo de limão do Panelinha que cresceu absurdos e escorreu pelo meu forno inteiro... Inventei: Peguei uma forma um pouco maior, coloquei em volta e fiz uma moldura com papel alumínio alta para que o bolo crescesse por ali. Rezei umas três Ave Marias e olhava o bolo volta e meia, fingindo que não vi a minha irmã que estava por perto meio desconfiada do resultado... Essas coisas a gente não conta, eu sei. Mas se alguém quiser fazer o bolo não quero que pense em mim na hora de limpar o forno e o bolo explodido. Unte uma forma maior, algo tipo 26cm e baixinha como a minha ou a tal de 23cm com uma altura de 9cm. Tive outra pegadinha básica e dessa vez não era para ter caído! Pura teimosia...

Fiz uma vez um cupcake da Hummingbird Bakery que tinha uma cobertura de creamcheese que pede uma quantidade absurda de açúcar de confeiteiro. Fiz com menos e ficou muuuito doce. Doce que doía. Quando fui fazer a cobertura do bolo e vi que além do mel levava açúcar de confeiteiro fiquei de orelha em pé mas fiz a mesma coisa: diminui a quantidade. Resultado: Gostoso mas doce demais. Por mim não precisava. Mas mesmo com as pegadinhas, juro, foi um dos bolos de chocolate que mais gostei na vida.


Zirmã fazendo graça


Bolo de Chocolate e Mel
Do livro Feast da Nigella

100g de chocolate picado
275g laçúcar mascavo
225g manteiga
125ml mel
2 ovos
200g farinha
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de cacau
250ml água fervente

Cobertura:

60ml água
1/2 xíc. de mel
1 barra de chocolate amargo (170g)
75g açúcar de confeiteiro
OU
1/2 xíc. de mel
1 barra de chocolate meio-amargo

Como a gente fez lá em casa:

Separe os ingredientes para temperatura ambiente. Enquanto isso derreta o chocolate e a manteiga do bolo no microondas em potência alta por 1 minuto. Misture depois de derretido e reserve.
Pré-aqueça o forno em 180ºC, e unte a forma (com a ressalva que fiz lá em cima).

Bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e cremoso. Adicione o mel. Depois um ovo de cada vez, batendo bem após cada adição e adicionando entre um ovo e outro um colher de farinha generosade farinha já da medida . Misture o chocolate derretido reservado, o restante da farinha e o bicarbonato de sódio. Adicione o cacau em pó peneirado e por último a água fervida que deve ter esfriado um pouco. Cozinhe por volta de 45 minutos ou mais fazendo o teste do palitinho bem no centro.
Deixe o bolo esfriar completamente numa gradinha.

Para a cobertura não pensei duas vezes em colocar tudo no microoondas e misturar depois de derretido. Para avisar aos marinheiros que vai sobrar um pouco da cobertura para cada um colocar na sua porção mais um pouco da calda quente e ela vai ficar escorrendo por eras. A calda é para ser assim mesmo, brilhosa e bem molhada como a própria Nigella explica.

2 comentários:

Fabricio disse...

Ai quem não comeu perdeu pq esse esta MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

BJS FÁ

Pauli disse...

Preciso de um desses agora!!!
Amei o seu blog.
Bjos

www.mesadejantar.com