Isso tudo porque já ouvi gente reclamando do pimentão, da abóbora, da azeitona, dos verdinhos, da ervilha, etc. Tá certo! Afinal o que seria da laranja se todo mundo só gostasse de limão? E por falar em laranja: Eu devo admitir que odeio pele de tomate, nata de leite ou gominhos de laranja. Quem teve a idéia desgraçada de colocar gominhos em suco de caixa? Não deve ser uma pessoa muito bacana...
Resolvi mostrar aqui pelo menos uma tentativa de salvar estes ingredientes do “exílio culinário” onde a melhor tática é jogá-los no fundo da gaveta de legumes e verduras da geladeira e cobrir com todo o resto das compras e só lembrar quando a gaveta vazia revela o coitado pra lá de morto...
Nº1: O danado do Pimentão…
Uma coisa que às vezes sinto falta do temperinho de mama é o danado do pimentão. Porém enquanto estava no nordeste nada me afligia mais que o tamanho em que os temperos eram cortados. Na boa, diversos lugares dos quais eu fui me atrever a comer peixe, ou frutos do mar, seria mais prático deixar os temperos inteiros, como 1 pimentão, 1 tomate e 1 cebola ali reunidos e inteiros e me olhando. Lembrei-me dos meus 6 anos de idade em que separava a comida toda no canto do prato e deixava 1 grão de arroz no centro para chamá-lo de refeição.
Há um tempo atrás vi esta receita de antipasto do Vitor e achei engraçado ele falando da sujeira que fez para tirar a pele do pimentão que é a maior causa do desconforto ao digeri-lo. Semana passada, repeti o processo para fazer uma salada e não é que o pimentão ficou inacreditalmente doce? Nem me lembrei dele ao longo do dia!
Essa semana tentei outra técnica para despelar o pimentão. Coloquei sobre a grade do forno, já quente, e debaixo da grade, um tabuleiro para colher algum líquido que caisse. Retirei do forno depois de rodá-lo para que ficasse amarronzado por igual. Coloquei dentro de um saco plástico com vedante (é... Ziploc) por uns 15 minutos. A pele sai quase toda de uma vez; Abri os pimentões, tirei as sementes brancas e a parte esbranquiçada do interior do pimentão. Não lavei para não perder o sabor. E mesmo assim o sabor ficou suave perto do original porém não tão adocicado qdo se coloca direto na chama. A Salada ficou ótima!
Salada de macarrão com brocolis assado e pimentão:
1 maço de brócolis (devidamente higienizado e com as florzinhas com caule cortados no tamanho que consiga comer facilmente)
1 pimentão vermelho assado cortado em tirinhas
Azeite de oliva (eu usei 1/4 de xícara)
2 dentes de alho amassado
Sal, pimenta e oregano a gosto.
1 xic de massa crua (farfalle, fusilli, penne).
1c. sopa de suco de limão
1/4 xic de azeitona preta
Nozes picadas, amêndoas fatiadas (opcional)
Como a gente faz lá em casa:
Em um tabuleiro, coloque o alho amassado, o azeite, o sal, a pimenta e o óregano. Arrume o brócolis e o pimentão em cima da mistura do azeite e misture até que todos os pedaçoes estejam devidamente cobertos com o molho. Asse até o brócolis ficar com o verde vivo e de textura crocante.
Enquanto assa, cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante. Escorra e salve meia-xícara da agua de cozimento caso o brocolis fique muito ressecado.
Misture a massa, a azeitona e as nozes aos vegetais, regue a agua do cozimento caso fique ressecado e sirva morna ou gelada, como preferir.
P.S>Não esqueci do Triffle não... É que meu estoque de creme de leite fresco foi por água abaixo...
3 comentários:
Nossa muito bommmm...
Gosto d+ desse prato...
o Bom que ja posso fazer sem pentelhar a zirmaaaaa rs
Obrigada senhor, por essa zirma prendada! rs
kisses baby
Nossa muito bommmm...
Gosto d+ desse prato...
o Bom que ja posso fazer sem pentelhar a zirmaaaaa rs
Obrigada senhor, por essa zirma prendada! rs
kisses baby
Eu não tenho um prato como este, eu espero fazer isso em breve, porque a verdade é que eu estou trabalhando duro e eu estou tão cansado que eu acho que deveria ser como ir a restaurantes em higienópolis
Postar um comentário