quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comfy food 1


Ah o danado do souflè!

Uma coisa que eu sempre gostei é souflè. Minha mãe faz sempre e é tudibão! Ótimo jeito de salvar legumes e verduras; Foi uma das maneiras mais fáceis de enganar o marido e camuflar os verdinhos... E uma amiga querida deu um grande impulso na minha iniciação culinária como casada. Na época da festa, mandei os convites com uma folhinha para cada amiga me trazer preenchida com suas receitas favoritas, ela superou e mandou um caderno, com várias receitas escritas à mão! Foi ela que me ensinou o souflè de bacalhau. Vou trazer mais um post com uma variação do tema.


Souflè de cenoura


4 cenouras médias
1 cubo de caldo de galinha, ou o caldo feito em casa mesmo
1 cebola pequena
3 col. sopa de sopa de manteiga ou azeite + para untar o refratário
3 col. sopa de farinha de trigo bem cheias
leite
3 ovos
queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto


Como a gente faz lá em casa:


Cozinhe a cenoura normalmente junto com o caldo de galinha. Escorra e reserve.
Frite a cebola picadinha na manteiga e adicione a farinha até virar uma bolinha pelotuda. Vá adicionando leite, até virar um creme espesso, bem grossinho...

Adicione a cenoura cozida, parmesão, sal e pimenta a gosto e por ultimo as gemas. Ficará um creme amarelinho com cenouras.

Bata as claras em neve e incorpore à mistura. Não mexa muito para que o suflè fique bem fofo e a clara deixe-o aerado.

Coloque a mistura num refratário untado normalmente e salpique um pouco de queijo no fundo também... Asse em forno médio até ficar dourado em cima e o garfo saia limpinho quando fura.


Esse exite variação: A Tiça capricha no parmesão e ainda coloca uma lata de milho verde. Você pode substituir a cenoura por chuchu ou espinafre cozido. O método é o mesmo.


Viu, Arthur, voltei com a (minha) comfy food!

2 comentários:

Tania Maria disse...

Oi Luca vc. tem razão a receita de sufle de bacalhau é tudo de bom. Fiz nesta Pascoa e foi 100%aprovado por todos.
Bjs
Tania

Mari (zirma) disse...

NÃO VIM FALAR DO SUFLE, MAS VIM FALAR DA SEMANA SANTA... EU QUERO A RECEITA DO BISCOITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.... RSRSRS